Texto de G'ero Maita
N~ao h'a nada bom nem mau a n~ao ser estas duas coisas: A sabedoria que 'e um bem e a ignor^ancia que 'e um mal. Plat~ao - 427 a.c. - 347 a.c. Nos dias de hoje, mesmo com tantas informac~oes esclarecedoras sobre os verdadeiros prop'ositos dos trabalhos de Umbanda, atrav'es de livros psicografados, estudos e divulgac~ao de sites e blogs sobre a religi~ao, ainda 'e poss'ivel se deparar com alguns mitos, obras do imagin'ario popular que precisa de mais estudo e conhecimento.
Um dos casos mais evidentes 'e o tratamento que se d'a `a forca de Obaluay^e. Segundo a mitologia Iorub'a, o seu verdadeiro nome seria Xapan~a, mas em alguns terreiros 'e proibido at'e se mencionar este nome, pois ele traria a peste e a morte. Por isso, se adotaram as demais denominac~oes: Obalua^e (que representa a fase mais jovem do Orix'a) e Omulu (a mais velha) dentro do pante~ao Africano, segundo os estudos de PIERRE VERGER em seu livro ORIXAS (Editora Corrupio).
A tradic~ao popular ainda conta que Obaluai^e seria filho de Nan~a Buruqu^e e teve o seu corpo marcado por chagas, sendo rejeitado assim que nasceu. Foi criado por Iemanj'a que, temendo que ele fosse discriminado pelos outros, cobriu seu corpo com palha e o escondeu em um lugar bem seguro. Al'em de na hist'oria africana Obaluai^e ser incompreendido pelos demais, nos terreiros de Umbanda esse preconceito parece se perpetuar.
O orix'a 'e considerado por muitos o senhor da morte, e o aspecto de sua imagem representativa, um homem coberto por palhas, causa medo em muitas pessoas. "Infelizmente a forca de Obaluai^e 'e mal interpretada por muitos adeptos da Umbanda". "E h'a ainda alguns dirigentes de Umbanda que utilizam essa falha de informac~ao para transform'a-lo em objeto de medo e de manipulac~ao dos filhos de f'e.
Muitos dizem erroneamente que ele 'e o orix'a que traz a morte e a doenca." Na verdade Obaluai^e 'e o senhor da sa'ude e das curas, justamente por ser o conhecedor de todas as fraquezas f'isicas. Assim como Nan~a Buruqu^e, 'e tamb'em a energia que rege as almas, sendo respons'avel pela conduc~ao dos desencarnados de volta ao mundo espiritual decantando o seu negativismo criado pelo consci^encia de suas pr'oprias falhas.
Na Umbanda, o orix'a 'e representado atrav'es do sincretismo pelas imagens de S~ao Br'as, S~ao L'azaro ou S~ao Roque, sendo este 'ultimo comemorado no dia 16 de Agosto. Respostas r'apidas. 'E isso que a maioria dos irm~aos de "f'e" vem buscar nos terreiros de Umbanda. Infelizmente temos que colocar a f'e desses irm~aos entre aspas porque nem sempre ela 'e verdadeira.
Tudo vai depender do tempo em que as soluc~oes para os seus problemas vir~ao. Todos n'os, quando estamos de passagem pela Terra, nos defrontamos com provac~oes programadas por n'os mesmos, consequ^encias de faltas que cometemos em encarnac~oes anteriores. Outras tarefas e desafios tamb'em nos servem de somat'orio para nossa evoluc~ao espiritual.
'E bem verdade que h'a determinadas situac~oes pelas quais passamos que nos fazem colocar nossa f'e `a prova. Alguns irm~aos chegam a duvidar da exist^encia de Deus, outros se revoltam contra o Criador. Por isso que, para que possamos enfrentar certos desafios e provac~oes, devemos buscar primeiramente um equil'ibrio mental e espiritual.
E 'e para isso que serve a Umbanda, assim como todas as outras religi~oes. Por'em, por ser uma religi~ao que trabalha com a manipulac~ao da magia pura, das energias da natureza; por ser uma religi~ao que opera naturalmente a comunicac~ao com o mundo invis'ivel; e principalmente, por ser uma religi~ao onde esp'iritos de luz, em conjunto com m'ediuns comprometidos com o verdadeiro trabalho de caridade, v^em aos terreiros orientar os irm~aos, trazendo vibrac~oes e mensagens, 'e que se pensa que a Umbanda pode trazer a cura milagrosa para todos os males, e as respostas para todas as suas d'uvidas.
O resultado disso 'e, por muitas vezes, desastroso. V'arios s~ao os irm~aos de f'e que acabam caindo nas m~aos de dirigentes irrespons'aveis ou at'e mesmo charlat~oes, que passam as famosas receitas poderosas, trabalhos e despachos, e prev^eem toda a vida futura dos seus consulentes em or'aculos. Como a maioria desses assistentes n~ao t^em a resposta imediata que desejava eles acabam se decepcionando com a Umbanda, depositando todo seu descr'edito na religi~ao.
J'a dizia o Caboclo das Sete Encruzilhadas: "Umbanda 'e a manifestac~ao do esp'irito para a caridade". E caridade 'e tamb'em processo de cura, onde a mesma nos ensina a sermos mais pacientes e aprendermos que tudo em nossa vida tem in'icio, meio e fim, esta 'e a lic~ao da toler^ancia e paci^encia que muitas vezes nos foge.
OBALUAI^E ( Rei Senhor da terra) Orix'a da transformac~ao e agente c'armico a que todos os seres vivos est~ao subordinados. Obaluai^e rege a "reconstruc~ao de corpos" para os esp'iritos ocuparem ao renascer atuando atrav'es de nosso DUPLO ET'EREO. Assim todos n'os temos o corpo de acordo com a nossa necessidade de reajustamento evolutivo.
Todas as doencas f'isicas que somos receptivos s~ao necess'arias ao fortalecimento de nossos esp'iritos. Obaluay^e n~ao causa doenca, ele a leva embora, "devolve" para a Terra seu campo de forca natural. Corresponde a nossa necessidade de compreens~ao de carma, de regenerac~ao, de evoluc~ao, transformac~oes e transmutac~oes existenciais, tamb'em na Umbanda conhecidas como "passagens de n'iveis vibrat'orios".
Representa o desconhecido e a morte, a terra para onde voltam todos os corpos e que n~ao guarda apenas os componentes vitais para a vida, mas tamb'em o segredo do ciclo de nascimento e desencarne. 'E o Orix'a da Miseric'ordia. Est'a presente nos leitos dos hospitais, ambulat'orios, em todas as enfermidades e a sua invocac~ao, nessas horas, pode significar a cura, o al'ivio e a recuperac~ao da sa'ude.
( dentro da Lei Divina - merecimento).
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