Pagan Wiccan

Welcome

Here you can explore information about the Witch, Wiccan and Pagan lifestyles. Learn about Pagan holidays, moon phases, animal guides,candle magic, healing herbs and more, then find the books, jewelry and magical supplies you need. We have no content which would be considered of an offensive nature by those of open mind. If you have concerns in this regard, please review our site prior to allowing your children or teenagers to visit. May The God and Goddess Bless You on Your Journey!

Conhecendo Um Pouco Sobre O Orix Obaluai


Conhecendo Um Pouco Sobre O Orix Obaluai
Texto de G'ero Maita
N~ao h'a nada bom nem mau a n~ao ser estas duas coisas: A sabedoria que 'e um bem e a ignor^ancia que 'e um mal. Plat~ao - 427 a.c. - 347 a.c. Nos dias de hoje, mesmo com tantas informac~oes esclarecedoras sobre os verdadeiros prop'ositos dos trabalhos de Umbanda, atrav'es de livros psicografados, estudos e divulgac~ao de sites e blogs sobre a religi~ao, ainda 'e poss'ivel se deparar com alguns mitos, obras do imagin'ario popular que precisa de mais estudo e conhecimento.

Um dos casos mais evidentes 'e o tratamento que se d'a `a forca de Obaluay^e. Segundo a mitologia Iorub'a, o seu verdadeiro nome seria Xapan~a, mas em alguns terreiros 'e proibido at'e se mencionar este nome, pois ele traria a peste e a morte. Por isso, se adotaram as demais denominac~oes: Obalua^e (que representa a fase mais jovem do Orix'a) e Omulu (a mais velha) dentro do pante~ao Africano, segundo os estudos de PIERRE VERGER em seu livro ORIXAS (Editora Corrupio).

A tradic~ao popular ainda conta que Obaluai^e seria filho de Nan~a Buruqu^e e teve o seu corpo marcado por chagas, sendo rejeitado assim que nasceu. Foi criado por Iemanj'a que, temendo que ele fosse discriminado pelos outros, cobriu seu corpo com palha e o escondeu em um lugar bem seguro. Al'em de na hist'oria africana Obaluai^e ser incompreendido pelos demais, nos terreiros de Umbanda esse preconceito parece se perpetuar.

O orix'a 'e considerado por muitos o senhor da morte, e o aspecto de sua imagem representativa, um homem coberto por palhas, causa medo em muitas pessoas. "Infelizmente a forca de Obaluai^e 'e mal interpretada por muitos adeptos da Umbanda". "E h'a ainda alguns dirigentes de Umbanda que utilizam essa falha de informac~ao para transform'a-lo em objeto de medo e de manipulac~ao dos filhos de f'e.

Muitos dizem erroneamente que ele 'e o orix'a que traz a morte e a doenca.
" Na verdade Obaluai^e 'e o senhor da sa'ude e das curas, justamente por ser o conhecedor de todas as fraquezas f'isicas. Assim como Nan~a Buruqu^e, 'e tamb'em a energia que rege as almas, sendo respons'avel pela conduc~ao dos desencarnados de volta ao mundo espiritual decantando o seu negativismo criado pelo consci^encia de suas pr'oprias falhas.

Na Umbanda, o orix'a 'e representado atrav'es do sincretismo pelas imagens de S~ao Br'as, S~ao L'azaro ou S~ao Roque, sendo este 'ultimo comemorado no dia 16 de Agosto. Respostas r'apidas. 'E isso que a maioria dos irm~aos de "f'e" vem buscar nos terreiros de Umbanda. Infelizmente temos que colocar a f'e desses irm~aos entre aspas porque nem sempre ela 'e verdadeira.

Tudo vai depender do tempo em que as soluc~oes para os seus problemas vir~ao. Todos n'os, quando estamos de passagem pela Terra, nos defrontamos com provac~oes programadas por n'os mesmos, consequ^encias de faltas que cometemos em encarnac~oes anteriores. Outras tarefas e desafios tamb'em nos servem de somat'orio para nossa evoluc~ao espiritual.

'E bem verdade que h'a determinadas situac~oes pelas quais passamos que nos fazem colocar nossa f'e `a prova. Alguns irm~aos chegam a duvidar da exist^encia de Deus, outros se revoltam contra o Criador. Por isso que, para que possamos enfrentar certos desafios e provac~oes, devemos buscar primeiramente um equil'ibrio mental e espiritual.

E 'e para isso que serve a Umbanda, assim como todas as outras religi~oes. Por'em, por ser uma religi~ao que trabalha com a manipulac~ao da magia pura, das energias da natureza; por ser uma religi~ao que opera naturalmente a comunicac~ao com o mundo invis'ivel; e principalmente, por ser uma religi~ao onde esp'iritos de luz, em conjunto com m'ediuns comprometidos com o verdadeiro trabalho de caridade, v^em aos terreiros orientar os irm~aos, trazendo vibrac~oes e mensagens, 'e que se pensa que a Umbanda pode trazer a cura milagrosa para todos os males, e as respostas para todas as suas d'uvidas.

O resultado disso 'e, por muitas vezes, desastroso. V'arios s~ao os irm~aos de f'e que acabam caindo nas m~aos de dirigentes irrespons'aveis ou at'e mesmo charlat~oes, que passam as famosas receitas poderosas, trabalhos e despachos, e prev^eem toda a vida futura dos seus consulentes em or'aculos. Como a maioria desses assistentes n~ao t^em a resposta imediata que desejava eles acabam se decepcionando com a Umbanda, depositando todo seu descr'edito na religi~ao.

J'a dizia o Caboclo das Sete Encruzilhadas: "Umbanda 'e a manifestac~ao do esp'irito para a caridade". E caridade 'e tamb'em processo de cura, onde a mesma nos ensina a sermos mais pacientes e aprendermos que tudo em nossa vida tem in'icio, meio e fim, esta 'e a lic~ao da toler^ancia e paci^encia que muitas vezes nos foge.

OBALUAI^E ( Rei Senhor da terra) Orix'a da transformac~ao e agente c'armico a que todos os seres vivos est~ao subordinados. Obaluai^e rege a "reconstruc~ao de corpos" para os esp'iritos ocuparem ao renascer atuando atrav'es de nosso DUPLO ET'EREO. Assim todos n'os temos o corpo de acordo com a nossa necessidade de reajustamento evolutivo.

Todas as doencas f'isicas que somos receptivos s~ao necess'arias ao fortalecimento de nossos esp'iritos. Obaluay^e n~ao causa doenca, ele a leva embora, "devolve" para a Terra seu campo de forca natural. Corresponde a nossa necessidade de compreens~ao de carma, de regenerac~ao, de evoluc~ao, transformac~oes e transmutac~oes existenciais, tamb'em na Umbanda conhecidas como "passagens de n'iveis vibrat'orios".

Representa o desconhecido e a morte, a terra para onde voltam todos os corpos e que n~ao guarda apenas os componentes vitais para a vida, mas tamb'em o segredo do ciclo de nascimento e desencarne. 'E o Orix'a da Miseric'ordia. Est'a presente nos leitos dos hospitais, ambulat'orios, em todas as enfermidades e a sua invocac~ao, nessas horas, pode significar a cura, o al'ivio e a recuperac~ao da sa'ude.

( dentro da Lei Divina - merecimento).



Tags: zechariah chapter 11 accurately  academics taxes u s academics expat  delicious three ingredient tom  pring zing 5k  interviews on past lives and healing  maha mrityunjaya mantra mp3