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Entendendo A Dinmica Dos Orixs


Entendendo A Dinmica Dos Orixs
*Ox'ossiPintura feita pela artista em temas espiritualistas:Agnes dos Santos*Sabendo-se que os Orix'as est~ao em um plano muito superior ao nosso, os regentes da coroa do m'edium, regem, se manifestam e influenciam depois de atravessar v'arios planos e sub-planos do nosso sistema.A caracter'istica principal ou original, dos Orix'as se "perde", se transforma e se traduz, atrav'es do astral no "caminho", sendo "filtrado" por cada plano ou sub-plano e logicamente pela natureza vibrat'oria que vai passando, adquirindo com ela um res'iduo de cada momento astral, ditado pela faixa vibrat'oria transitada.

Isso tudo tamb'em explica as diferentes interpretac~oes que encontramos entre os umbandistas, sobre o que vem a ser Orix'a.Como n'os vivemos num plano bem inferior, onde precisamos evoluir muito, se faz necess'ario que o Orix'a se desdobre em vibrac~oes de caracter'istica naturista, ou seja, de origem flu'idica da natureza, para se manifestar em seres encarnados ou de densidade equivalente.

Pensemos a princ'ipio nos Sete Orix'as B'asicos que se manifestam em n'ivel de terreiro, ou seja, de incorporac~ao: Ox'ossi, Ogum, Xang^o, Omulu, Oxum, Iemanj'a e Ians~a.A manifestac~ao, em n'ivel de terreiro, de cada um se d'a atrav'es de esp'iritos enviados de cada uma destas forcas. Importante ressaltar que na Umbanda n~ao incorporamos o Orix'a, mas sim os seus enviados ou representantes, que s~ao esp'iritos que j'a encarnaram e que t^em cada um o seu pr'oprio karma, hist'oria, caracter'istica mission'aria, evolutiva, de personalidade, etc.

Temos a tend^encia a acreditar ou pensar que cada Orix'a 'e o reino ao qual est'a associado, entretanto Orix'a 'e muito mais do que isso, e 'e exatamente esse "muito mais do que isso" que n~ao conseguimos explicar em palavras; mas, grosseiramente falando, 'e o amor de Deus espalhado e ao mesmo tempo condensado em 7 raios b'asicos, destinados ao planeta Terra, que objetivam, ao chegarem aqui traduzidos pelos diversos planos e sub-planos pelos quais passaram, nos auxiliar no nosso karma, e que se manifestam atrav'es das forcas e reinos da natureza.

O Orix'a est'a na natureza, mas n~ao 'e apenas a natureza. Enfim... 'E mais uma benc~ao de Deus.

**Xang^oPintura feita pela artista em temas espiritualistas:Agnes dos Santos*Quando pensamos na composic~ao de uma 'arvore, por exemplo, e nos infiltramos nela, entramos no seu universo e podemos observar neste universo "'arvore" que todos os 7 Orix'as est~ao se manifestando, conjugadamente ou em paralelo, mas sempre harmoniosamente.

O umbandista deve buscar o equil'ibrio de todas estas forcas atrav'es da pr'atica da caridade, do amor e respeito `a natureza e `as coisas de Deus. A Umbanda se prop~oe, atrav'es do culto aos Orix'as, trazer o equil'ibrio destas forcas para as nossas vidas. E n~ao existe melhor forma de se cultuar os Orix'as do que nos harmonizarmos com estas forcas, que se manifestam em nossos terreiros atrav'es de seus enviados de luz, que sempre nos trazem palavras de consolo, amparo, forca, esclarecimento, caridade e amor, e assim fazer ultrapassar as paredes f'isicas do terreiro deUmbanda a sua mensagem.

A Caridade 'e o objetivo principal do m'edium Umbandista.A Umbanda n~ao se prop~oe a ser soluc~ao milagrosa para todos os problemas de ordem material criados por n'os, mas prop~oe que, atrav'es da harmonizac~ao com as forcas da natureza, encontremos amparo e al'ivio para os nossos problemas.Para que possamos entender o Orix'a em sua absoluta ess^encia, 'e necess'aria uma enorme capacidade de abstrac~ao.

O que diversos autores t^em tentado, valentemente, explicar 'e algo absolutamente intang'ivel ao nosso n'ivel de consci^encia.Orix'a n~ao 'e divindade, pois na Umbanda cremos num 'unico Deus. A Umbanda n~ao 'e polite'ista, portanto o que passarei a descrever n~ao 'e uma teogonia.Orix'a 'e pot^encia de luz emanada de Deus, O Criador.

E na Umbanda o entendimento de Orix'a n~ao est'a baseado em lendas do pante~ao africano, mas sim no estudo da din^amica das forcas da natureza.Conseq"uentemente, o nosso conceito de arqu'etipo ser'a diferente de quem se baseia em lendas.Ordinariamente, entender a manifestac~ao do Orix'a atrav'es das forcas da natureza, 'e o m'aximo que conseguimos, pois a palavra Orix'a quer dizer coroa iluminada.

'E o princ'ipio mais evolu'ido em nosso sistema manifestado atrav'es das forcas da natureza. 'E como querer entender e explicar Deus, tarefa imposs'ivel a qualquer um de n'os.Entretanto, podemos tentar entender juntos o caminho inverso, ou seja, da terra para o Alto, at'e porque para entendermos o que ocorre acima disso, precisar'iamos entrar em esferas elevad'issimas que fogem ao nosso entendimento, pois ningu'em tem alcance para isso.

Tudo que falam s~ao conjecturas valorosas e algumas at'e louv'aveis tentativas, mas nada absoluto. A verdade de cada um deve ser respeitada, assim como a compreens~ao. Avancar a esferas superiores nos ser'a naturalmente permitido quando tivermos evoluc~ao para tal.Na realidade o que a Umbanda fez, enquanto culto, foi "organizar" as manifestac~oes divinas, em uma linguagem que pud'essemos compreender.

**OxumPintura feita pela artista em temas espiritualistas:Agnes do Santos*Todas as "complicac~oes" provenientes do aprendizado na Umbanda s~ao por nossa exclusiva culpa e ignor^ancia, basta que conversemos com qualquer Preto Velho, para termos a certeza disto.Cada Orix'a tem func~ao espec'ifica e at'e as que s~ao antag^onicas se harmonizam frente asnossas necessidades, por Graca do Criador.

Todas as energias emanadas pelos Orix'as estando em equil'ibrio nos tornam pessoas melhores e facilitam a nossa passagem na Terra, por isso falei em benc~ao de Deus, e tamb'em em manifestac~oes b'asicas e harm^onicas dos Orix'as apesar de algumas manifestac~oes serem antag^onicas, mas no fundo complementares.

Tudo isso justifica e explica enfim o porqu^e 'e fundamental o culto equilibrado aos sete Orix'as b'asicos, explica o porque de n~ao nos dedicarmos a cultuar um ou dois Orix'as espec'ificos apenas.Os Sete Orix'as b'asicos ao se combinarem formam outros Orix'as os quais chamamos de desdobramentos do Orix'a ou Orix'as que foram combinados, mas mesmo assim ainda n~ao s~ao estes que se manifestam em n'ivel de terreiro, mas sim os seus enviados.

O 'unico Orix'a na Umbanda que n~ao tem desdobramentos 'e a Orix'a Ians~a, pois as suas combinac~oes s~ao t~ao r'apidas que n~ao criam reinos, mas apenas manifestac~oes r'apidas desta conjugac~ao, n~ao chegando a formar ou fixar-se durante muito tempo a ponto de formar um novo Orix'a que seja desdobramento Dela.

Outro motivo para isto 'e o pr'oprio elemento por Ela representado: o Ar. O Ar n~ao se desdobra, n~ao se fixa, mas mistura-se aos demais elementos, entretanto sem mudar a sua ess^encia. O Ar em movimento 'e o vento que causa mudancas r'apidas e essas mudancas s~ao a pr'opria Orix'a. Ians~a manifestada na forca da natureza...

'E o pr'oprio movimento, a pr'opria mudanca.Quando os Orix'as se combinam, se unem e se conjugam temos os diferentes desdobramentos que s~ao manifestados, em n'ivel de terra, atrav'es do encontro de um reino com outro, ou manifestac~oes de forca da natureza, que em terreiro tamb'em recebem nomes diferentes.

E encontraremos na combinac~ao dessas forcas harmonia e equil'ibrio.

*Do Livro: Umbanda, Mitos e Realidade Autor M~AE IASSAN AYPOR^E PERY

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