Pagan Wiccan

Welcome

Here you can explore information about the Witch, Wiccan and Pagan lifestyles. Learn about Pagan holidays, moon phases, animal guides,candle magic, healing herbs and more, then find the books, jewelry and magical supplies you need. We have no content which would be considered of an offensive nature by those of open mind. If you have concerns in this regard, please review our site prior to allowing your children or teenagers to visit. May The God and Goddess Bless You on Your Journey!

Mais Sobre Vassouras


Mais Sobre Vassouras

VASSOURA

Pois bem, a func~ao dos instrumentos m'agicos (como s~ao chamados pela maioria dos praticantes) s~ao para invocac~ao de Deidades, para afastar energias negativas e para direcionar energias por meio do toque...

Alguns instrumentos s~ao mais conhecidos que os outros, isso gracas a popularizac~ao de algumas f'abulas e tamb'em gracas ao est'udio do Wald Disney - aposto que voc^es j'a viram alguma "bruxa" voando em vassouras ou cozinhando uma crianca num caldeir~ao. Certo?

O fato 'e que nenhum dos objetos possuem de fato poder - mas quando consagrados eles enriquecem os rituais porque re'unem neles a sua energia e a energia que voc^e utilizou para consagr'a-los...

VASSOURA.

A vassoura 'e comumente utilizada pelos praticantes da Arte para "varrer astralmente" sem tocar o ch~ao e limpar o local onde ser'a praticado o ritual em quest~ao. Outra forma de fazer uso da vassoura 'e a danca m'agica que foi de onde surgiu o mito de que n'os voamos por a'i (quem dera, heim?). Forma-se uma roda, e danca-se com a vassoura dentro do c'irculo...

Outra forma poderosa de se usar esse instrumento 'e reunindo as vassouras unindo-as pelo cabo e pelas cerdas para formar um c'irculo de poder onde nenhuma energia pode sair ou entrar... Esse argumento foi utilizado num filme, claro que usaram muitos daqueles raios e ventos. hahahahahaha

Um costume que 'e muito comum no interior do pa'is 'e colocar uma vassoura atr'as da porta quando a visita n~ao vai embora de jeito algum. Dizem as m'as l'inguas que funciona. O que as m'as l'inguas n~ao dizem 'e que esse 'e um dos mais antigos feiticos realizados pelas bruxas europeias. Divertido isso, n~ao acham?

A vassoura tamb'em protege a nossa casa se usada de forma correta: voc^e deve coloc'a-la no ch~ao transversalmente `a entrada da casa. Nenhuma energia negativa consegue passar por aquela porta...

Outra forma de utiliz'a-la 'e colocando sobre o travesseiro para que tenha um sono tranquilo, livre de sonhos ruins e tamb'em serve para proteger o corpo f'isico que est'a em repouso...

Algumas culturas dizem que as Bruxas "voavam" em vassouras pulando no solo (como fazem as criancas naqueles cavalinhos de pau) para promover a fertilidade dos campos...

Contudo, vale lembrar que n~ao adiante sair e comprar uma vassoura comum e achar que ela poder'a ser consagrada porque voc^e precisa faz^e-la artesanalmente.

Para faz^e-la voc^e vai precisar de um galho de 'arvore ou um pau de canela, ramos diversos (eu utilizei folhas de coqueiro) e ervas que devem ser escolhidas por voc^e, n~ao esqueca de verificar o significado de uma dessas ervas, ok?

LIMPEZA PESSOAL, COM AS QUATRO VASSOURAS DA BRUXA

Esta limpeza 'e usada para "limpar "as energias negativas das pessoas; ela harmoniza o flu'ido entre os quatros corpos, beneficiando-nos assim, em todos os planos existenciais.

A Tradic~ao diz que ha quatro fases de evoluc~ao, na vida dos humanos, e que sempre estamos vivendo dentro de uma destas "categorias", as quais relacionam-se com um dos quatro corpos que possu'imos.

Estas categorias s~ao:


- Sacerdotes: s~ao os seres que trabalham ativa e conscientemente, pela evoluc~ao da Humanidade e do Planeta como um todo.

- Guerreiros: s~ao os seres que lutam pela evoluc~ao.

- Artes~aos: s~ao os seres que constroem a evoluc~ao.

- P'arias: s~ao os seres que est~ao alheios a Vida Espiritual.

Todas estas categorias existenciais s~ao independentes de situac~ao financeira, ou extrato social ao qual pertencem as pessoas.

Por exemplo podemos encontrar um p'aria, tanto num empres'ario como num mendigo, ou um Sacerdote, em qualquer uma destas posic~oes sociais, ou um guerreiro empres'ario, ou um artes~ao mendigo.

Relac~ao entre as categorias e os planos existenciais:


- Sacerdotes / Plano Espiritual

- Guerreiros / Plano Mental

- Artes~aos / Plano Emocional

- P'arias / Plano F'isico

Pois 'e, as Bruxas deram-me a forma de usar a vassoura magicamente, para ajudar e melhorar a Vida de todos.

Relac~ao entre as vassouras e os corpos:


- Vassoura de sete ervas; um ramo para cada erva - Limpa o corpo Espiritual

- Vassoura de Espada de S~ao Jorge (macho); sete espadas - Limpa o corpo Mental

- Vassoura de arruda; sete ramos - Limpa o corpo Emocional

- Vassoura de palha; sete feixes de palha- Limpa o corpo F'isico

A vassoura de sete ervas deve ser composta pelas seguintes ervas: arruda, guin'e, espada de S~ao Jorge, tanto a qualidade f^emea como a qualidade macho, alecrim, manjerona, e alevante.

Todas as ervas de todas as vassouras, devem estar frescas, inclusive a vassoura de palha; depois da limpeza, as vassouras devem ser penduradas a deixadas secar durante sete dias e sete noites, na intemp'erie, mesmo que chova, e levadas e deixadas num mato, bosque ou campo.

Pode-se usar o mesmo jogo de vassouras para limpar mais de uma pessoa, desde que a limpeza de todas elas, seja feita na mesma hora.

Para confeccionar as vassouras deve-se atar as ervas num galho de cinamomo, de um metro de comprimento.

Depois de ter todas as vassouras prontas, pedir a pessoa que se deite no ch~ao na frente do altar, de barriga para cima, transversalmente em relac~ao a ele, com o braco esquerdo do lado do altar.

Nesta posic~ao a pessoa est'a simbolicamente no plano f'isico, e dever'a ir virando-se, de esquerda a direita, para ir passando de um plano ao outro at'e chegar ao plano espiritual, que 'e quando comeca a limpeza.

1^0 - De boca para cima, vira de esquerda para a direita ficando de brucos, fechada no plano f'isico.

2^0 - De boca para baixo, vira de direita para a esquerda, entrando assim no plano emocional, de boca para cima

3^0 - Ainda de boca para cima, vira da esquerda para a direita, ficando assim no plano emocional.

4^0 - De boca para baixo, vira da direita para a esquerda, entrando assim no plano mental, de boca para cima.

5^0 - Ainda de boca para cima, vira da esquerda para a direita, ficando assim no plano mental, de boca para baixo.

6^0 - E por 'ultimo, vira da direita para a esquerda, entrando no plano espiritual, de boca para cima.; vira uma vez mais, da esquerda para a direita, ficando no plano espiritual de boca para baixo.

Todas estas viradas s~ao no sentido contr'ario ao altar, afastando-se dele.

Estas voltas representam, a passagem do Ser, de um estado a outro de consci^encia, para que possamos trabalhar em todos eles.

A partir deste momento, fazem-se as voltas no sentindo contr'ario, passando as vassouras na pessoa na frente e nas costas.

1^0 -Com a pessoa de boca para baixo, passar nela da cabeca para os p'es, somente uma vez, a vassoura de sete ervas, correspondente ao corpo espiritual.

Agora ela se vira de boca para cima, da esquerda para a direita, indo em direc~ao ao altar, e se passa uma vez a vassoura de sete ervas, da cabeca para os p'es, somente uma vez.

2^0 - Agora a pessoa se vira novamente, da direita para a esquerda, sempre indo em direc~ao ao altar, ficando de boca para baixo, e se passa nela a vassoura de Espada de S~ao Jorge, correspondente ao corpo mental, da cabeca aos p'es, igual que da vez anterior.

Virando novamente da esquerda para a direita, e ficando de boca para cima, se passa outra vez a vassoura com as espadas de S~ao Jorge, da cabeca at'e os p'es, somente uma vez.

3^0 - Virar de novo da direita para a esquerda, ficando de boca para baixo, indo em direc~ao ao altar, se passa nela a vassoura de arruda, correspondente ao corpo emocional, da cabeca aos p'es, somente uma vez, ap'os o que deve virar novamente da esquerda para a direita, e passar novamente a vassoura de arruda na frente da pessoa, da cabeca aos p'es.

4^0 - Agora ela se vira como da vez anterior, de boca para baixo, da direita para a esquerda, e se passa nela a vassoura de palha, correspondente ao plano f'isico, somente uma vez, ap'os o que vira-se novamente da esquerda para a direita, ficando de boca para baixo, e se passa nela por 'ultima vez a vassoura de palha, da cabeca at'e os p'es.

Todas estas "varridas" para limpar, devem ser feitas sobre a pessoa de forma delicada sem machucar a pessoa.

Depois de terminar com uma pessoa pode-se comecar com outra, at'e terminar com todas as que desejem ser limpas.

Por 'ultimo, deixar secar as vassouras como descrito anteriormente, e entregar no mato.

A vassoura 'e utilizada para varrer o local dos rituais.Pega.se na vassoura e varre-se o local sem a vassoura tocar no ch~ao.

Pode ser decorada com s'imbolos sagrados e ter a tua assinatura m'agica, a vassoura serve de "ponte" quando 'e necess'ario entrar e sair do circulo m'agico pula-se a vassoura (as criancas e animais n~ao quebram o circulo)

Uma vassoura aut^entica (vassoura da bruxa)tem 7 partes distintas.

1-A PONTA DO CABO - geralmente s'olida,mas tamb'em pode ser oca e tapada com uma rolha.

2-O CABO - longo `as vezes chamado de varinha pode variar em comprimento,espessura e textura.Suas inscric~oes e decorac~oes tamb'em variam.

3-O ANEL PRENDEDOR - prende a parte superior das piacabas e geralmente 'e feito de metal,principalmente prata,pois representa a lua e a deusa `a vezes pode haver v'arios deles na mesma vassoura:nesse caso,o 1o'e de prata o 2ode ouro e o 3 de cobre.

4-AS PIACABAS - s~ao ajuntadas de madeira de maneira regular ao redor da extremidade oposta do cabo.Elas devem medir cerca da metade do comprimento da vassoura.

5 -AS PONTAS EXTERNAS DAS PIACABAS - as extremidades grossas s~ao presas pelo anel e as finas as pontas externas se estendem.todas as piacabas devem se inclinar na mesma direc~ao.

6-O ANEL CHANFRADO - s'o h'a um,e ele segura firme as piacabas ao redor do cabo.Esse anel geralmente 'e feito de um material male'avel bastante forte,pois deve resistir 'a press~ao.

7-AS PONTAS INTERNAS DAS PIACABAS - s~ao as extremidades grossas seguras pelo anel prendedor.

1-a ponta do cabo


2-o cabo

3-o anel prendedor


4-as piacabas

5-as pontas externas das piacabas


6-o anel chanfrado

7-as pontas internas das piacabas


"ABENCOAR A VASSOURA"

ITENS NECESSARIOS


1tigela com sal

1 tigela com 'agua


1vela branca

1buqu^e de alecrim

1 incenso


1pedaco de carv~ao

a vassoura

Realize esta cerimonia para abencoar e consagrar sua vassoura,coloque a vela,a tigela de sal e de 'agua junto ao incens'ario e o alecrim sobre uma mesa pequena.Acenda o carv~ao e a vela branca.Jogue um pouco de sal e depois pingue um pouco de 'agua sobre a vassoura dizendo:

"'AGUA E TERRA "TE LEVAM E LIMPAM "DE TUDO O QUE ERA "E 'e IMPURO."

Coloque um pouco do alecrim sobre o carv~ao quente no incens'orio pegue a vassoura e passe-a pela fumaca e depois pela chama da vela,dizendo:

"

"ESS^eNCIA DO AR "CHAMA DO FOGO "TE LIMPEM DE TUDO "DEIXANDO S'o O QUE EU DESEJO."

Agora a vassoura est'a pronta a ser usada tanto para tarefas mundanas quando para o trabalho de magia.Use-a para purgar sua casa de pensamentos e vibrac~oes negativas,bem como das visitas indesej'aveis.

Origem: Wikip'edia, a enciclop'edia livre.

Na bruxaria em geral, e especificamente na Wicca, a VASSOURA 'e um instrumento muito utilizado nos diversos rituais religiosos. A vassoura simboliza o masculino (atrav'es do cabo) e o feminino (atrav'es da piacava). Hoje a vassoura 'e inclu'ida na lista de ferramentas ritual'isticas em muitos guias pag~aos.

MITOS SOBRE AS VASSOURAS


As vassouras h'a muito tempo t^em sido relacionadas `a bruxaria, quase universalmente retratadas em seu estilo medieval arredondado e associado `as bruxas. Esse mito 'e explicado pelo fato de as bruxas utilizarem vassouras em seus ritos de celebrac~ao da natureza, pulando sobre as vassouras em meio a colheita, como a intenc~ao de fazer a plantac~ao crescer maior e mais rapidamente. Essa antiga pr'atica, levou `a crenca moderna de que bruxas podem voar em vassouras.Lembrando que essa vassouras n~ao s~ao as comuns de limpar a casa,essas de limpar a casa t^em um cabo reto por'em as da bruxaria possuem um cabo tortinho.

USOS RITUAIS


Elas s~ao usadas para limpar a energia negativa em c'irculos ritual'isticos. Antes e/ou depois de fazer algum tipo de ritual. Nos rituais matrimoniais da Wicca existe uma tradic~ao onde os rec'em-casados saltam (de m~aos dadas) uma vassoura deitada no ch~ao, para marcar o in'icio da vida espiritual em perfeita uni~ao.

Tags: the secret mysteries of americas beginning  some buddhist groups thriving  voodoo spell for love  ex-health care ceo convicted in 1.9b fraud case  best love spells  my invisible friend  history of new orleans voodoo