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"'E necess'ario saber que a gl'oria de Deus preenche toda a Terra e n~ao h'a espaco vazio Dele. Ele preenche todos os mundos e cerca todos os mundos...
Sem Sua divindade, eles n~ao teriam vida e n~ao haveria qualquer exist^encia.
"A 'unica limitac~ao 'e que quanto mais baixo o n'ivel, maior 'e Tzimtzum (contrac~ao) de Sua divindade ali, e mais 'e recoberta com camadas de tecido."
- Meshivat Nefesh
L'ucifer 'e um agente espiritual, e mais e mais usado para legitimar a atividade anti-tradicional. Tem-se presenciado nos 'ultimos anos uma concentrac~ao de ordens e igrejas estabelecendo cultos ao 'advers'ario', geralmente visto como um esp'irito misantr'opico, jinn ou deidade que sustenta uma promessa de conhecimento para o mau e o forte. Se olharmos para os v'arios mitos e lendas que contam particularmente a queda de L'ucifer, veremos que ela foi relacionada `a desobedi^encia de prestar respeito a Ad~ao, ao prostrar-se em frente `a imagem do criador. A raz~ao que Iblis d'a na Sura 7 Al Quran 'e que ele, que 'e feito pelo fogo, n~ao pode prostrar-se diante de uma criatura de barro, desde que o fogo 'e superior, e n~ao s'o isto, o fogo 'e o elemento que endurece o barro. Como tal, a queda se transforma em uma rebeli~ao `a divina ordem e graca, pois n~ao que Ad~ao seja maior ou menor na medida em que Iblis se refere - ao contr'ario, 'e um chamado rumo ao respeito diante da criac~ao e sua ordem.
Fico tentado em ver esta queda como uma negac~ao de se dar as boas vindas ao filho da Luz, ao desdobrar dos seres manifestos, uma negac~ao ao grande plano e `a grande arquitetura c'osmica. 'E de "hubris "que estamos falando, um orgulho causado por um senso danificado de auto-import^ancia. Podemos dizer que "Iblis", quando cai e se torna "Shaitan, "revela a exaltac~ao do ego. Ele falha em reconhecer a pot^encia espiritual de Ad~ao gracas a uma percepc~ao distorcida da criac~ao. E 'e aqui que reside o segredo da queda; o reverso dos p'olos, como Ibn Arabi e muitos outros santos sufis que como ele apontaram, onde o ego e mat'eria s~ao percebidas como o centro espiritual. Este reverso dos p'olos, onde o alto se faz baixo e o baixo se faz alto encontra seu cl'imax social na era do iluminismo.
Podemos dizer que a grande confus~ao era relacionada ao fogo e o calor proveniente da luz. O calor da luz, sendo o 'apice da ascens~ao espiritual enquanto o fogo 'e a paix~ao que queima na alma e cria a inveja e orgulho. O fogo que encontramos no sep'hira Din 'e diferente do calor do corac~ao que encontramos em Chesed. 'E quando esta ac~ao rec'iproca perde o sentido e a geografia espiritual da pessoa se transforma em um campo deslocado de excesso marcial que o alimento para batalhas 'e solidificado e extra'ido. Orgulho, ego'ismo e inveja parecem ser os motivadores prim'arios para batalhas apaixonadas, onde o nome, territ'orio e posses s~ao os trof'eus a serem disputados no campo. Isto est'a longe do "jihad "espiritual que s~ao encorajados que lancemos sobre os nossos nafs, as inclinac~oes de nossos egos, que constantemente tentam usurpar o trono da Individualidade. A queda do anjo da luz `a manifestac~ao de oposic~ao 'e um mist'erio relativo `a confus~ao dos planos, a tomar o calor como fogo e a introduzir-se uma medida de quantidade sobre a de qualidade.
A falta de apreciac~ao da luz que observamos hoje, quando o ca'ido 'e exaltado como uma meta, 'e uma consequ^encia natural das formas em que o divino se recobre em suas m'ultiplas camadas. Deus 'e como uma linda mulher, velada com camadas sobre camadas de lindos trajes. O mist'erio se oculta dentro da mat'eria e a verdade brilha dentre paredes de chumbo e concreto. Os que buscam a verdade vagueiam sem rumo, motivados por uma busca de compreender-se a Si pr'oprio e perceber quem s~ao, e mais e mais se agarram ardente e ferozmente a esta parede de chumbo, e motivados pelo seu calor, propagam um evangelho da morte divina e supremacia humana. Um ethos, grandioso como pode soar, tanto em palavras quanto em efeito, 'e todavia um sinal dos tempos. Isto revela o que o metaf'isico Ren'e Gu'enon referiu como 'as fissuras na grande muralha'. 'E o Sitra Achra que desgasta a parede, e ent~ao pode entrar em um dom'inio alien'igena, e assim, enche o mundo e todos os seus seres, o deslocamento que causa o reverso dos p'olos 'e atingido e o pralaya 'e a consequ^encia indigesta.
Enquanto 'e verdade que a vida e a luz existem em todos os lugares, ambos, em "k'lippot "e o "Sitra Achra, "h'a ainda a mat'eria da ordem e hierarquia. A queda fala de como a luz pode trair seu portador e pavimentar a via para hubris. E Iblis 'e a 'testemunha negativa' `a unidade divina, como Nigel Jackson comenta em seu "The Rumi" Tarot "(Llewellyn: 2009), - pois 'e atrav'es das marcas dos p'es de Iblis que a estrada 'e feita reta, e 'e atrav'es de suas obras que sabemos o que 'E por causa do que N~AO 'E. 'E este pensamento que deu origem aos textos da floresta, mais tarde conhecidos como os Upanishads e a filosofia Advaita. Mas este 'e um dos muitos conclaves de Lucifer - e este se ergue contra a exaltac~ao de hubris na forma de ordens e igrejas dedicadas a sustentar a exist^encia flutuante do 'polo reverso', o triunfo da carne sobre a transcend^encia. Como o pr'oprio Profeta disse, e Que a Paz Esteja Sobre Ele, "Mais dano 'e causado pelos tolos atrav'es de tolices do que causado por malfeitores atrav'es da maldade".
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